EU VEZES EU (TODOS AO MESMO TEMPO AGORA): THE SCHRODINGER SHOW de CARLOS ORSI

 

EU VEZES EU (TODOS AO MESMO TEMPO AGORA)

SÉRIE: P.E.N.T.E
CONTO: THE SCHROEDINGER SHOW
AUTOR: CARLOS ORSI
EDITORA: DRACO
ANO: 2013
 

P de PERSONAGEM

Um super-pop-megastar. Carlos Orsi, grande escritor de ficção científica e suspense, faz uma divagação pelo mundo do show business em uma era onde seria possível viajar entre planetas. Ao ouvir falar do gato de Schroedinger ele começa a especular como aplicar em suas apresentações o princípio do cientista austríaco.
 
Surge então uma pergunta sobre personagens. Quando alguém que se destaca em alguma atividade humana e seu trabalho é mencionado, não se torna ele um personagem?
 
Há um diálogo, mas com quem. Um produtor? Possivelmente.

E de ENREDO

O curto conto de Carlos Orsi para a coleção Contos do Dragão faz com que uma questão seja discutida até o fim do universo. Ele nos faz pensar nas questões éticas do mundo capitalista, que faz topa tudo por dinheiro. E discute a questão da pirataria. Remete-me a um livro sobre a música no Brasil nos anos 60 e 70 com artistas com nomes parecidos. Naquele momento as gravadoras contava com a dificuldade de informação. Falo do livro Pavões Misteriosos de André Barcinski, como nos falsos gringos. Um exemplo emblemático é o de Prini Lorez, uma cópia tupiniquim do Trini Lopez. E a ética? O dinheiro do show bunisses compra.

N de NARRATIVA

Como o conto é futurista, neuro-sites, como robôs, é que denunciam. Mas o megastar respondia usando a experiência do Gato de Schroedinger como defesa. A mecânica quântica também é mencionada de cabo a rabo no conto, e curto, o cabo fica bem perto do rabo.
Há também uma pitada de humor nas gírias e Carlos Orsi cria a era das gírias retrô. Superbacana, maneiro mesmo ele ter pensado que gírias já passada para a geração X ou Z seja relembrada no futuro como as camisas retrô no futebol. Há inclusive um clube em ascensão no Pernambuco com este nome, Retrô. No conto funcionou bem, muito bem.

T de TEMPO

O tempo é fixado no futuro. O próprio gênero do conto existe que seja assim. Mas a rapidez do tempo é mencionada: Duas horas depois, a mídia anunciava...
O megastar precisaria entrar no teletransporte em sua casa três minutos antes do show, ou dos shows, começar.

E de ESPAÇO

Haveria palcos montados nos principais planetas. Há por parte do autor, consciente ou não, uma prova que o avanço tecnológico não elimina barreiras entre desenvolvidos e subdesenvolvidos. O que hoje diferencia países no planetinha, no futuro diferencia os planetas entre si. E como o teletransporte através de portais em casa ou nos palcos.
 

NOTA DO BLOG: 

Não resisto. Preciso contar neste comentário do conto de Carlos Orsi que já imaginei a holografia sendo usada no futebol. O jogo entre Barcelona e Real Madrid no domingo (15.01.2023), na Arabia Saudita, decidindo a Supercopa da Espanha poderia estar acontecendo em vários estádios. Todo o movimento dos atores da partida em campo poderia ser reproduzidos em três dimensões com estádios com as mesmas dimensões.





OUTRAS POSTAGENS DA SÉRIE P.E.N.T.E

UM CONTO DE NATAL







Comentários