CHARLATANISMO, DETEMINAÇÃO E CONSTATAÇÃO: CONTO 003 de 666

 
CONTO 003 DE 666
 
SÉRIE: 666 CONTOS EM ANTOLOGIAS TREVOSAS
CONTO: O ANJO DO CEMITÉRIO
AUTORA: LAÍS SOLER
ANTOLOGIA: NECRÓPOLE
ORGANIZAÇÃO: JAMES GALLAGHER JUNIOR
EDITORA: CARNAGE

CHARLATANISMO, DETEMINAÇÃO E CONSTATAÇÃO

 
O conto começa com um poema introduzindo a história de Romena. Apesar da antologia ter como fio condutor um lugar que por si mexe com o imaginário das pessoas, a autora também menciona outro lugar que geralmente habita os causos trevosos, um trecho de estrada.
 
Romena era noiva de Perseu, o rapaz que acabou morrendo na Colina do Medo, o trecho mal-assombrado da estrada, semanas antes do casamento.
 
A mudança do comportamento da noiva que se enviuvara em seus sentimentos, foi perceptível por parte de quem a conhecia. Carente emocionalmente, abalada pela tragédia em sua vida afetiva, Romena foi presa fácil para o charlatanismo de uma vidente. Depois adquiriu de forma misteriosa um livro em uma feira. Uma moça a deu de presente o livro de rituais pagãos.
         
No aniversário da morte de seu noivo, ela parte para o seu encontro, embalada pela consulta à vidente e pelo que lera no livro.
 
...até a lua recusou a testemunhar o que estava por vir.
 
Ela chegou a ser avisada pelo noivo falecido sobre o espírito da Colina do Medo que poderia estar enganando-a. Mas ele seguia determinada a cumprir o ritual para ir ao encontro de Perseu.
 
Praticou o ritual como aprendera no livro, quando acordou, depois de procurar e não encontrar seu noivo, achou que tinha sobrevivido e tentou sair do cemitério. Somente aí deparou com a sua nova realidade, era uma alma penada, presa pelo símbolo que ela desenhara. Mas encontrou um propósito depois de anos, consolar e orientar almas perdidas. Romena foi de nubente a lenda urbana, ou anjo.
 
Neste conto a autora consegue unir bem causos de vilas e pequenas cidades que existem no mais profundo do Brasil com a construção de uma lenda urbana, em uma narrativa clara e direta, deixando a leitura em um ritmo bem fluido.  
 
O charlatanismo, a enganação do demônio da Colina do Medo em forma de feirante, a determinação de Romena e sua constatação de que fora enganada são os pontos relevantes deste conto.




OBRIGADO PELA LEITURA!

LEIA TAMBÉM


Comentários