CONFRONTOS DO TOPO: ARSENAL X MANCHESTER CITY (01.01.2022)

 

ARSENAL (4º) 1 X  2 MANCHESTER CITY(1º)

DATA: 01/01/2022 (ÀS 09h30 no horário de Brasilia)
TRANSMISSÃO: STAR PLUS, ESPN BRASIL
CAMPEONATO: PREMIER LEAGUE, RODADA 21
LOCAL: ESTÁDIO EMIRATE STADIUM (LONDRES)
 


UM JOGO DE TRÊS GABRIÉIS
 
Esta é a primeira escrita, crônica esportiva, registro, reportagem, ou outra classificação para o que vamos produzir ao longo do ano 2022, pondo em prática uma ideia que já vem de longe e continuará sendo lapidada no decorrer da prática.
            Este trabalho está dentro de um território amplo denominado A Redonda Na Retangular (pretensa coleção). E por que a denominação dada à grande parte do escreverei sobre futebol? A redonda se refere à bola de futebol, e retangular se refere à tela, antes da televisão e agora se estende à tela do celular, do laptop, do PC, e o que ainda vier.
            Tivemos três atletas brasileiros atuando nesta partida. Gabriel Jesus pelo Manchester City, Gabriel Martinelli e Gabriel Magalhães atuando pelo Arsenal. É como se a atuação de cada um representasse um ato de uma peça dentro dos padrões de três atos. Só que todos acontecendo ao mesmo tempo dentro do show de futebol que foi esta grande partida. E acho que mais tarde vai até render uma crônica com pesquisas mais aprofundadas no Crônicas de A Redonda Na Retangular.
            Gabriel Jesus é o primeiro ato em que tudo transcorre normal, até mesmo na substituição. Gabriel Magalhães fica com o segundo ato onde a normalidade desanda. Aparece na primeira menção de um escanteio cedido e no segundo tempo é expulso. Lembrou-me a expulsão do Copete do Ponferradina no jogo da segunda divisão espanhola, que vai estar no Meninas e Meninos, Eu Assisti. O terceiro ato fica para Gabriel Martinelli com seu gol e seus dois quase-gols.
            A partida no primeiro tempo foi aquele jogo típico da Premier League quando envolve dois times, independente da colocação, da chamada Big Six do futebol inglês (VEJA O BIG SIX DA PREMIER LEAGUE).
            Aos 31’ o gol do Arsenal anotado por Saka (Bukayo Saka) finalizando com o pé esquerdo no canto direito. Em seguinda, aos 39’ ocorre um dos quase-gols de Martinelli.
            No segundo tempo a chapa esquenta. Fica para nosso registro uma entrada forte em Marinelli aos 48’. Talvez seja o fator que elevou a temperatura do jogo.
            E tudo ferve dos dos 52’ a 60’ em que teve gol de empate e expulsão de um dos nossos Gabriéis.  Penalti cometido por Xhaka e convertido por Mahrez aos  por  57 depois de ser visto e revisto pelo VAR e pelo árbitro.
            Após o gol de empate o Arsenal tratou de ir esfriando o jogo, a partida retornou a ter a temperatura natural para uma partida da primeira divisão inglesa.
            E nesta normalidade é que o Manchester City chega ao seu segundo gol e quase marca o terceiro no remate final da partida. Aos 3’ dos acréscimos finais, Rodri marca para manter a supremacia dos Citizens sobre os Gunners.
    A Premier League abre com chave de ouro o 2022. É tradiçao do futebol não parar naquela parte do mundo. Daqui a pouco assistiremos para Meninas e Meninos, Eu Assisti uma partida entre Crusaders x Carrick Rangers pelo campeonato norte-irlandês.
    Amanhã teremos dois Confrontos do Topo (entre os cinco primeiros colocados nas cinco principais ligas europeias). Atlético de Madrid x Rayo Vallecano pelo espanhol, e o segundo duelo do inglês entre Chelsea x Liverpool. Se der estaremos registrando estas pelejas em grandes certames do velho continente. 
    

Comentários